Volta às aulas: Como preparar seu filho para esse dia?

29 jul
3 comment

volta as aulas

Adaptação:

É normal que algumas crianças estranhem os primeiros dias de aula e sintam-se inseguras. No período de férias, a criança firma sua segurança em sua casa, na presença dos pais ou responsáveis. Isso pode ser agravado quando a escola for um espaço novo ou desconhecido para a criança.

Para que a criança passe por essa etapa no seu desenvolvimento, é importante que os pais conversem com seus filhos, mostrando que a escola é um espaço seguro e que no horário combinado lá estará a família para buscá-la.

Os pais devem falar da escola como o espaço importante de aprendizado e de convivência. Na conversa, os pais podem mostrar que é na escola que as crianças fazem amigos, brincam, aprendem e podem ter muitas experiências de felicidade.

A família na escola:

A presença da família na entrada e saída das aulas é boa e, no geral, bastante recomendada, pois as crianças sentem que a família valoriza tanto a escola como demonstra cuidado e carinho por ela.

Porém, os pais devem deixar que as crianças se adaptem e façam sozinhas esse processo de adaptação e enfrentamento de alguns medos. Não é aconselhável que os pais fiquem nas salas de aula, sobretudo de crianças que já estejam no Ensino Fundamental. A criança precisa desenvolver a capacidade de enfrentar pequenos medos e de aceitar ficar em lugares que sejam bons para ela, mesmo que não queira.

As mães ou responsáveis algumas vezes sofrem mais que as crianças e ficam muito apegadas a elas, mas precisam ser firmes. Se a família estiver segura com a escola escolhida, a criança ficará também e a adaptação será ótima.

Raquel Godoy  

psicóloga, educadora e coordenadora do Projeto Devotos Mirins

 

3 Comentários

  1. henrique goulart de castro
    2 meses atrás

    achei legal a dica legal e a revista esta sempre ajudando a gente na escola e na evangelização

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      2 meses atrás

      Henrique, isso mesmo! Esperamos que o conteúdo seja de grande ajuda. Ficamos felizes com o seu recado 😉

      Comente!
  2. VITTOR HUGO FERREIRA DOS SANTOS
    1 ano atrás

    BOM DIA !
    PODEM SIM, POIS E DE PEQUENO QUE SE TEM RESPONSABILIDADE, E CRIA -SE O HABITO DE SABER QUE É PRECISO FAZER AS OBRIGAÇÕES DE CASA, MESMO QUANDO SE TEM CONDIÇÃO DE PAGAR UMA PESSOA PARA AJUADAR NÃO SE SABE O DIA DE AMANHÃ COMO SERÁ, SÓ A DEUS PERTENCE.

    Comente!