Família: minha Igreja Doméstica

30 jul
2 comment

 

Raquel de Godoy Retz Pompeo

 

A Igreja viva é o povo de Deus e nela o ser humano encontra os meios de salvação, a Revelação, a graça, a oração e os sacramentos. A Família cristã é uma comunidade mais próxima da pessoa e que mantém uma comunhão particular com Deus, pois tanto no matrimônio cristão, como sacramento, como na graça da maternidade e paternidade, bem como no exemplo do cuidado amoroso de Deus no papel dos pais, aí se encontra Deus – no outro.

Na Igreja se entra pelo Batismo e são os pais que se comprometem a dar a seus filhos batizados uma educação na fé. São eles que ensinam a rezar e introduzem os filhos nas verdades da própria religião. Não é a paróquia ou a escola que lhes ordena isso. A responsabilidade é sua, uma tarefa que é uma verdadeira missão eclesial. O lugar especial destes ensinamentos é a casa, seu lar, sua Igreja particular.

 

Vários traços de Igreja podem e devem ser aplicados à vida de uma família cristã: o acolhimento incondicional, a oração em comum, o cuidado de qualquer outro que sofra na sociedade (igreja em missão, em saída). Uma família cristã não pode viver fechada em si mesma, precisa estar aberta e atenta à outras comunidades e levar sua experiência de amor e vida como testemunho do Deus vivo a todos.

A família é um lugar privilegiado de encontro com o Cristo. Ela é chamada a ser um reflexo da Igreja universal. Portanto, o qualificativo “igreja doméstica” não é uma bela metáfora, isto é, uma imagem bonita é a presença de Deus agindo dentro dos lares. Ela tem um peso religioso e educativo insubstituível. Dificilmente, uma criança que não aprende a rezar com os pais, que não recebe o nome de Deus dos lábios dos pais e conhece seu amor terá, mais tarde, na vida adulta, sentimentos cristãos.

 

Comece a perceber nas pequenas coisas a presença de Deus em sua casa, desde o carinho e cuidado que você tem com todos de sua casa, como a quantidade de bênçãos que deus faz chegar até você pelo sorriso, abraço, olhar de seu marido, sua esposa, seus filhos. Agradeça a Deus seu lar e sempre faça dele uma Igreja viva de caminho, verdade e vida conforme Cristo nos ensina.

 

Qual assunto você gostaria de esclarecer a respeito da educação de seus filhos? Escreva para nós devotosmirins@santuarionacional.com ou deixe seu comentário aqui em baixo 👇

2 Comentários

  1. Julio Vicente da silveira
    2 meses atrás

    Estarei em Aparecida nos dias 24 25 26 de agosto de 2018.gostaria muito de conhecer todos os cistemas de comunicação da TV Aparecida. Como faz toda a transição. abraço.Salve Maria.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      2 meses atrás

      Olá Julio, que faça uma viagem segura até a casa da mãe Aparecida.
      Para contato e dúvidas referentes a TV Aparecida, segue o número (0**)12 3104-4400.
      Boa viagem!

      Comente!