Família e tempo de oração

28 dez
3 comment

É com os adultos que as crianças aprendem. É com a família – dentro do seu lar – que elas assimilam sobre as coisas de Deus, aprendem a ter . Por isso a oração na vida da família é indispensável. Pois não adianta apenas falar, as crianças aprendem mais com nosso exemplo do que com nossas palavras. Além disso, como dizia a santa Madre Teresa de Calcutá, “família que reza unida, permanece unida”.

Cabe agora questionar: Como está a sua relação com Deus? Como você tem testemunhado sua fé para seus filhos? Quanto tempo dedica do seu dia para falar com Deus? Quanto tempo sua família se dedica a oração juntos?

Reflita: Se você decidir dar uma festa em sua casa para comemorar algo importante para a sua família, precisará se planejar, convidar as pessoas, criar o cardápio, preparar o espaço e, por fim, recepcioná-las em sua casa com todo amor e carinho.

Com Deus também é assim, pois Ele é importante para a nossa família. Deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas, para isso precisamos nos dedicar a Ele.

A oração na vida da família

Nossa casa, nossa família, deve refletir um lar onde habita Deus. A oração na vida da família é o que embeleza nossa casa, é a decoração mais bonita que podemos preparar para o Senhor.

Para estimular seu filho a amar a Deus sobre todas as coisas, fale Dele com amor e com um sorriso nos lábios. Assim a criança compreenderá que Deus é bom, é amigo. Procure ensinar a seu filho que Deus nos ama.

Contudo, se no primeiro erro da criança você a ameaçar dizendo que Deus não gostará dela se ela fizer aquilo, ou que Ele a castigará, estará ensinando que Deus é punitivo e que não tem nada de bom. Não é isso que desejamos que as crianças assimilem, não é mesmo?!

Dicas para incentivar a oração no dia a dia

Se na sua casa a oração está um pouco enfraquecida, não desanime. Reúna todos para rezar pelo menos um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, para que as crianças se acostumem a este hábito e compreendam que Deus deve fazer parte da sua rotina. Aos poucos intensifique esse momento com outras orações, por exemplo, o Terço.

Deixe que seus filhos vejam você rezar ao longo do dia. Converse com Deus, em alta voz, numa linguagem fácil para que as crianças compreendam. Isso irá despertar nelas o interesse pela oração.

Leve as crianças para a missa aos domingos e participem com alegria. Juntos, antes da celebração, agradeçam a Deus por todas as graças que Ele tem concedido à sua família. E se o seu filho perguntar: pelo o quê eu devo agradecer? Diga a ele que pode manifestar sua gratidão por sua vida, por sua saúde, pelo trabalho do papai e da mamãe, pela saúde de todos da sua família. Esse gesto simples ajudará a tornar seu filho uma pessoa grata a Deus por tudo.

 

3 Comentários

  1. Rhaíssa Maria
    8 meses atrás

    Olá, meu nome é Rhaissa, gostaria de pedir oração pra minha mãe Jadir , minha vó Orany, minha tia Martha, minha tia Lúcia, minha irmã Rhuana , minha prima Victoria e minha cunhada Cleide.. queria pedir oração pra todas em especial minha mãe e minha vó que são as mulheres mais importante da minha vida , e que se não fosse ela eu não seria nada hoje.. feliz dia das mães a todas ❤️

    Comente!
  2. leticia barbara henrique
    8 meses atrás

    aqui em casa ta sendo muito dificil reunir todos da familia para rezar mascada um reza por si e por todos mas a gente tenta eque fazer todo mundo se juntar e facil mas fazer todos prestar atencao que e dificil beijao a todos da turma !

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      6 meses atrás

      Olá Letícia, ficamos felizes em receber seu recadinho. Continue sempre conectado em nosso site Devotos Mirins. Vamos sempre rezar juntos.
      Um abraço.

      Comente!