Entendendo Os 10 Mandamentos

08 maio
4 comment

Olá amiguinhos!

Deus deu a todos os homens, através de Moisés, um conjunto de leis para serem seguidas, chamadas de Os Dez Mandamentos.

Como Papa Francisco já disse, a intenção dos Dez Mandamentos não é proibir as pessoas e impor regras, mas trazê-las para mais perto de Deus.

 

Você sabe o que significa cada mandamento? Vamos entender?

 

1. Amar a Deus sobre todas as coisas: este mandamento nos diz para amar a Deus, pois ele é nosso pai e criador. Como podemos amar a Deus? Renovando a nossa fé, rezando, participando da missa, lendo a bíblia…. Estando sempre próximos a Ele, que é nosso amigo.

2. Não tomar seu santo nome em vão: o nome de Deus é sagrado, e não deve ser usado de forma irresponsável. Usamos o nome de Deus em momentos de espiritualidade e oração.

 

3. Guardar domingos e festas de guarda: nós arrumamos tempo para estudar, brincar e se divertir certo? Então também temos que arrumar um tempo para Deus. A missa é a melhor maneira de santificar o domingo, que é o Dia do Senhor.

 

4. Honrar pai e mãe: este mandamento nos pede respeito e obediência àqueles a quem devemos nossa vida. Aprendemos o valor e sentido da família.

 

5. Não matar: a vida humana é um dom sagrado de Deus, portanto não temos o direito de tirá-la de ninguém!

 

6. Não pecar contra a castidade: como disse São Paulo ‘Nosso corpo é o templo do Espírito Santo’. Não devemos utilizar de olhares, conversas e pensamentos que nos levam ao pecado.

 

7. Não roubar: este mandamento nos ensina que não devemos tirar do outro aquilo que não nos pertence. Além de cometer uma injustiça, estaríamos pecando.

8. Não levantar falso testemunho: mentir, fazer insinuações e fofocas sempre prejudica o próximo. Confira nosso post sobre mentiras para saber mais.

9. Não desejar a mulher do próximo: este mandamento lembra a importância de ser fiel e não cair em tentações que prejudicam a vida em família e os propósitos de Deus.

10. Não cobiçar as coisas alheias: “cobiçar as coisas alheias” é ter uma grande ambição e um grande desejo sob aquilo que não é seu. Isso é inveja, e a inveja leva a pecados que prejudica a nossa vida e a vida do próximo.

 

E aí amiguinhos, conseguiram entender melhor Os Dez Mandamentos?

Conte aqui nos comentários!

 

Um grande abraço,

Tijolinho

4 Comentários

  1. Aurea Maria G.Macedo Nunes
    3 meses atrás

    Amei o site devotos mirins!Sou catequista de pré eucaristia e vai me ajudar na preparação dos meus encontros.Obrigada!U m abraço.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      3 meses atrás

      Olá Aurea, que alegria receber seu recado. Nosso site está cheio de informações que auxiliam na catequese infantil. Além disso, temos a Revista Devotos Mirins que, se você desejar, podemos lhe enviar para que conheça nossa publicação que é preparada com muito carinho para os pequenos devotos da Mãe Aparecida. Para receber basta enviar seu nome e endereço completo, para o e-mail devotosmirins@santuarionacional.com.

      Comente!
  2. Isabela
    3 meses atrás

    Esse mês trabalhamos os dez mandamentos na catequese. Eu tive que explicar o 5°mandamento. Lendo o que vcs mandaram me ajudou entender ainda mais. Valeu.

    Comente!
  3. Kaylane Miguel de Paula
    3 meses atrás

    Sempre é bom estudar sobre os 10 mandamentos.

    Comente!