Devo fazer a “tarefa escolar” com meu filho?

28 set
0 comment

Cada pessoa tem seu modo de aprender e isso faz com que qualquer resposta à pergunta acima seja única para ser verdadeira. Tem gente que apreende mais rapidamente ouvindo alguém ler para ela os assuntos, outro precisa ele mesmo ler para guardar na memória, ainda tem aquele que precisa copiar o texto para memoriza-lo e ainda tem aquele que prefere resumir em tópicos o assunto do texto ou será esquecido em minutos.

Para complicar tem pessoas que aprendem matemática de um modo, português de outro e história de um terceiro modo e assim por diante. Porém, isso não é um problema, somos todos capazes de aprender de diversas formas, e é muito importante desenvolver todas as formas do cérebro adquirir conteúdo.

 

Mas afinal, devo ou não ajudar meu filho nas tarefas?

Ajudar não é fazer por ele. As crianças precisam aprender que a tarefa é dever delas e não dos pais.

Os pais precisam garantir alguns fatores: espaço e materiais adequados para a realização da tarefa, silêncio e tempo para o estudo e sobretudo as crianças precisam compreender que este momento é valorizado pelos pais como importante e não como um “problema” diário.

Valorizem que as crianças realizem suas tarefas sozinhas e corretamente. Sem este estímulo de seus elogios isso dificilmente se tornará um hábito.

 

Mas ajudar um filho ou filha nos deveres da escola como acompanhamento da aprendizagem e sobretudo como um momento em família de convivência é também importante.

Em algum momento do tempo escolhido para a “tarefa” pode ser a hora que seu filho te explique o que aprendeu e assim estará ele estudando. A técnica de perguntar o que ele entendeu, o que ele pensa, o que ele se lembra do assunto é indicado para estimular que a criança faça a tarefa / o estudo e não os pais. Não se adiante e resolva as coisas por ele. Reserve seu tempo para isso.

 

Lembre-se que ler livros, visitar museus e exposições, presenteá-lo com revistas, assistir bons filmes ajudam a criança a desenvolver capacidades que serão fundamentais para a aprendizagem na escola.

Ainda fica a dica de que reservar tempo para o brincar. Cada coisa na sua hora irá ajudar seu filho a compreender que o momento da tarefa não é para brincar e se acabar logo sobrará mais tempo para outras atividades.

 

Qual assunto você gostaria de esclarecer a respeito da educação de seus filhos? Escreva para nós devotosmirins@santuarionacional.com ou deixe seu comentário aqui em baixo 👇