Como divertir as crianças no carnaval?

05 fev
15 comment

Raquel de Godoy Retz Pompeo

 

Chegou o carnaval e para alguns pais é um bom feriado para descansar e colocar as pendências de casa em dia. Para outros pais, participar da festa popular é um momento de alegria que não se pode deixar passar.

Mas sendo descanso ou baile de carnaval, valem algumas dicas para as famílias com crianças.

 

Tirar um tempo para os filhos é muito importante. Criar uma rotina diferente é uma oportunidade de aproximação entre pais e filhos. Algumas atividades típicas da rotina podem se tornar momentos divertidos, como a hora do master chef mirim, você prepara o almoço e conta com suas crianças para ajudá-lo.

Reservar um horário definido para a atividade coletiva da família é uma estratégia para que você garanta um tempo, a fim de organizar a vida e não correr o risco de não aproveitar o feriado para partilhas de vida com os pequenos. Exemplos são: a hora pré-definida para o cinema em casa ou a hora do brincar ou da leitura.

 

Lembre-se de que as crianças precisam também de exercícios físicos, e ficar em casa, sem muito espaço o feriado todo, poderá deixá-las irritadas. Que tal uma caminhada pelo parque ou pela praça de sua cidade?

Para quem vai a blocos ou matinês de carnaval, as fantasias fazem parte do imaginário das crianças. A fantasia vira uma brincadeira, quando a criança sente-se a própria personagem que está representando. As fantasias confortáveis são as mais indicadas; afinal estamos em um período de calor.

O som alto típico destes eventos pode ser exagerado para as crianças e deixá-las irritadas e com medo. Claro que todos já viram crianças até dormindo com bandas por perto, mas cada criança reage de um modo e respeitá-las é fundamental.

 

Aproveitar o feriado, para quem tem esta oportunidade é muito bom, mas ter um tempo de qualidade com as crianças possibilita que elas cresçam emocionalmente mais saudáveis. Não percam esta chance!

O Carnaval não tem só aspectos negativos. É possível aproveitá-lo para desenvolver nossa imaginação, aprender com os sambas-enredo das Escolas muitas coisas interessantes sobre aspectos culturais e informações a respeito de personalidades e regiões do Brasil e do mundo.

 

Além disso, os desfiles nos advertem sobre a necessidade de respeitar os limites do tempo e a disciplina dos horários e das apresentações. Cenários, coreografias, carros alegóricos e fantasias, além de alegrar os olhos, muito contribuem para desenvolver nosso senso estético e a educação para a gratuidade. Enfim, tudo tem seus aspectos negativos e positivos. Desenvolvendo o senso crítico, saberemos evitar uns e aproveitar os outros.

15 Comentários

  1. Lucia
    6 meses atrás

    Boas dicas . Gostei!

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      6 meses atrás

      Lucia, que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossas postagens. 😉

      Comente!
  2. Sueli Aparecida Neves
    6 meses atrás

    Parabéns , por ensinarmos com viver em Sociedade com pontos negativos e positivos.

    Comente!
    1. Yasmin Cristine
      6 meses atrás

      Adorei as dicas.Vamos passar três dias na roça com meus avós,tios,lá tem pscina,Cachoeira.Balanço.Pés de frutas.Adoro ir p lá.Apesar d estar dando febre.Mais espero q logo logo eu esteja melhor.

      Comente!
      1. Tijolinho
        Tijolinho
        6 meses atrás

        Que legal, Yasmin!
        Nada melhor do que passar o Carnaval com quem a gente ama. Fique tranquila que logo você vai estar bem. 😉

        Comente!
    2. Tijolinho
      Tijolinho
      6 meses atrás

      Sueli, não é fácil conviver em sociedade, mas juntos conseguimos dar bons exemplos para as crianças. 😀

      Comente!
  3. viviane
    6 meses atrás

    gostei muito das dicas, adorei.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      6 meses atrás

      Viviane, que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossas publicações. 😉

      Comente!
  4. davi ramalho martins
    7 meses atrás

    Adoro as revistinhas principalmente os jogos.não sei lê ainda ,mas minha mãe lê pra mim.mandei uma foto será a ela vai sair na revistinhas?

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      6 meses atrás

      Davi, que bom que gosta da revistinha, ela é feita com muito carinho para você. Amiguinho, como recebemos muitas fotos, pode ser que demore um pouquinho. Mas não fique triste, peça aos seus pais que envie seus dados para o e-mail devotosmirins@santuarionacional.com falando sobre a sua foto. Assim poderemos encaminhar novamente ao setor responsável.

      Comente!
  5. Cristina
    11 meses atrás

    Esse site é mesmo católico?

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      11 meses atrás

      Olá Cristina, pertencemos sim à igreja católica ✨🙌😇

      Comente!
  6. henrique goulart de castro
    1 ano atrás

    muito legal as dicas

    Comente!
  7. Bruna
    1 ano atrás

    Adorei as dicas,?

    Comente!
  8. Núbia Eduarda Vanderlei do nascimento
    1 ano atrás

    Muito bom! Amei as dicas.

    Comente!