Como divertir as crianças no carnaval?

05 fev
15 comment

Chegou o carnaval e para alguns pais é um bom feriado para descansar e colocar as pendências de casa em dia. Para outros pais, participar da festa popular é um momento de alegria que não se pode deixar passar.

Mas sendo descanso ou baile de carnaval, valem algumas dicas para as famílias com crianças.

Tirar um tempo para os filhos é muito importante. Criar uma rotina diferente é uma oportunidade de aproximação entre pais e filhos. Algumas atividades típicas da rotina podem se tornar momentos divertidos, como a hora do master chef mirim, você prepara o almoço e conta com suas crianças para ajudá-lo.

Reservar um horário definido para a atividade coletiva da família é uma estratégia para que você garanta um tempo, a fim de organizar a vida e não correr o risco de não aproveitar o feriado para partilhas de vida com os pequenos. Exemplos são: a hora pré-definida para o cinema em casa ou a hora do brincar ou da leitura.

Lembre-se de que as crianças precisam também de exercícios físicos, e ficar em casa, sem muito espaço o feriado todo, poderá deixá-las irritadas. Que tal uma caminhada pelo parque ou pela praça de sua cidade?

Para quem vai a blocos ou matinês de carnaval, as fantasias fazem parte do imaginário das crianças. A fantasia vira uma brincadeira, quando a criança sente-se a própria personagem que está representando. As fantasias confortáveis são as mais indicadas; afinal estamos em um período de calor.

O som alto típico destes eventos pode ser exagerado para as crianças e deixá-las irritadas e com medo. Claro que todos já viram crianças até dormindo com bandas por perto, mas cada criança reage de um modo e respeitá-las é fundamental.

Aproveitar o feriado, para quem tem esta oportunidade é muito bom, mas ter um tempo de qualidade com as crianças possibilita que elas cresçam emocionalmente mais saudáveis. Não percam esta chance!

O Carnaval não tem só aspectos negativos. É possível aproveitá-lo para desenvolver nossa imaginação, aprender com os sambas-enredo das Escolas muitas coisas interessantes sobre aspectos culturais e informações a respeito de personalidades e regiões do Brasil e do mundo.

Além disso, os desfiles nos advertem sobre a necessidade de respeitar os limites do tempo e a disciplina dos horários e das apresentações. Cenários, coreografias, carros alegóricos e fantasias, além de alegrar os olhos, muito contribuem para desenvolver nosso senso estético e a educação para a gratuidade. Enfim, tudo tem seus aspectos negativos e positivos. Desenvolvendo o senso crítico, saberemos evitar uns e aproveitar os outros.

Raquel Godoy  

psicóloga, educadora e coordenadora do Projeto Devotos Mirins

15 Comentários

  1. Lucia
    1 semana atrás

    Boas dicas . Gostei!

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      1 semana atrás

      Lucia, que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossas postagens. 😉

      Comente!
  2. Sueli Aparecida Neves
    1 semana atrás

    Parabéns , por ensinarmos com viver em Sociedade com pontos negativos e positivos.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      1 semana atrás

      Sueli, não é fácil conviver em sociedade, mas juntos conseguimos dar bons exemplos para as crianças. 😀

      Comente!
  3. viviane
    1 semana atrás

    gostei muito das dicas, adorei.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      1 semana atrás

      Viviane, que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando nossas publicações. 😉

      Comente!
  4. davi ramalho martins
    2 semanas atrás

    Adoro as revistinhas principalmente os jogos.não sei lê ainda ,mas minha mãe lê pra mim.mandei uma foto será a ela vai sair na revistinhas?

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      1 semana atrás

      Davi, que bom que gosta da revistinha, ela é feita com muito carinho para você. Amiguinho, como recebemos muitas fotos, pode ser que demore um pouquinho. Mas não fique triste, peça aos seus pais que envie seus dados para o e-mail devotosmirins@santuarionacional.com falando sobre a sua foto. Assim poderemos encaminhar novamente ao setor responsável.

      Comente!
  5. Cristina
    5 meses atrás

    Esse site é mesmo católico?

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      5 meses atrás

      Olá Cristina, pertencemos sim à igreja católica ✨🙌😇

      Comente!
  6. henrique goulart de castro
    8 meses atrás

    muito legal as dicas

    Comente!
  7. Bruna
    12 meses atrás

    Adorei as dicas,?

    Comente!
  8. Núbia Eduarda Vanderlei do nascimento
    12 meses atrás

    Muito bom! Amei as dicas.

    Comente!