Como desenvolver a espiritualidade em crianças?

27 mar
4 comment

 

É natural os pais se preocuparem com seus filhos. Querem que tenham uma boa alimentação para que cresçam saudáveis, que estudem numa boa escola, que pratiquem esporte para que se desenvolvam bem, que tenham roupas confortáveis, que não faltem brinquedos e tantas outras coisas que se fazem necessárias durante a infância.

Contudo, é preciso lembrar as famílias que as crianças precisam ter também sua espiritualidade cuidada e alimentada desde muito pequenas. Geralmente os pais deixam para que a criança seja doutrinada apenas na catequese – isso é não apenas um descuido, mas até mesmo uma perda de tempo.

Motivar a espiritualidade na infância: como começar?

Desde antes de a criança nascer, ainda no ventre materno, os pais já podem cuidar do desenvolvimento espiritual do seu filho. A partir do terceiro mês de gestação o bebê já escuta tudo. Os pais podem, então, aproveitar para falar do amor de Deus e de Nossa Senhora para o seu pequeno já nessa fase.

Cantar canções espirituais, como “Mãezinha do céu”, e acariciar seu bebê com o som da sua voz e ainda acostumá-lo com essa canção tão singela. Ele irá se acostumar com o som da sua voz e da música e logo que nascer irá reconhecê-la quando a mãe ou pai cantar para ela. “Mãezinha do céu” pode ser a canção de ninar do seu bebê. Enquanto ele embala no sono, aprende a amar Nossa Senhora.

Quando seu bebê estiver naquela fase onde aponta para objetos e reconhece pessoas, aproveite para mostrar para ele imagens de Jesus e Nossa Senhora, apresentando-os como a Mãezinha do Céu e o Papai do Céu. Ensine seu pequeno a jogar beijo para Jesus e Maria, isso despertará nelas o amor.

Meu filho já é grandinho. Ainda há tempo?

Se o seu bebê já chegou ao mundo e se tornou uma criança feliz e curiosa, não perca mais tempo. As crianças aprendem diariamente milhares de coisas, por que não aproveitar dessa característica natural delas para incentivá-las à fé!?

Comece logo a falar com seu filho sobre as coisas de Deus. Reze com ele, para que aprenda a rezar. Deixe que ele te veja ler a Bíblia e adquira uma bíblia infantil para ele. Se ele já sabe ler, sentem juntos para que cada um leia a sua, mas, se ele ainda não aprendeu, leia para ele.

Mais do que fazer o que os pais ensinam, durante toda a infância os filhos costumam repetir o comportamento dos adultos, por isso é preciso ser coerente com o que se fala e o que se faz. Se você quer ensinar seu filho que ele não deve falar certas palavras porque isso ofende e entristece as pessoas e a Deus, você não pode, em hipótese alguma, soltar um palavrão na frente dele. Uma situação dessas, faz com que seu filho desacredite de você e pense que falar aquilo que você falou é algo normal. Na primeira oportunidade que tiver, ele repetirá aquela palavra.

Sempre que for a igreja leve seu filho, mesmo que ele teime em ficar em casa brincando. As crianças precisam compreender que Deus faz parte do nosso cotidiano.

Ter uma infância com pais que motivam e incentivam a ajuda as crianças a lidarem melhor com suas emoções, a saberem pedir perdão e a perdoar. Isso irá colaborar para que se tornem adultos bem resolvidos, além de bons cristãos. Portanto, cuide para que seu filho tenha uma infância saudável também no que diz respeito à sua espiritualidade.

Os audiovisuais são ótimos como meio de auxílio para educação. Que tal evangelizar os pequenos?!

Acesse Três clipes musicais infantis que seu filho precisa assistir

 

4 Comentários

  1. Maria das Graças Leite da Silva
    9 meses atrás

    “Todos percorrem na vida um caminho,
    sem descanso,buscando alguma coisa.
    Querem encontrar a felicidade,
    custe o que custar.
    Estará ela no fim do caminho”? Desde quando procuramos tratar nossos irmãos com humildade,sem discriminação e preconceitos estamos nos aproximando um pouquinho de Deus.Antes de tudo devemos pedir a Deus sabedoria e discernimento para educarmos nossos filhos dando bons exemplos,
    e demonstrando um coração fervoroso e atitudes conscientes.Afinal não somos donos da verdade.

    VIVER É CAMINHAR PARA ONDE?
    T
    TODOS CAMINHAM EM BUSCA DA FELICIDADE.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      9 meses atrás

      Olá Maria das Graças, que linda reflexão!
      Que Jesus e Maria seja sua companhia nesta caminhada, pois nunca caminhamos sozinhos. 😉👋
      Um grande abraço de toda Turminha!

      Comente!
  2. Adriana Carvalho
    11 meses atrás

    Muito lmportante educar as crianças desde cedo para que tenha uma ótima educação.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      11 meses atrás

      Isso mesmo, Adriana. A educação é importantíssima e deve ser ensinada através de exemplos!

      Comente!