Autonomia ou “mimos”?

26 fev
7 comment

Raquel de Godoy Retz Pompeo

 

Os pais precisam conscientizar-se de que as crianças precisam aprender a decidir as coisas por si mesmas, ainda que com erros ou alguma demora. Precisam aprender a vestir-se, a amarrar o tênis ou os sapatos, pentear o cabelo, escolher entre banana ou maça, optar sobre que cor gosta mais.

Os “mimos”, que aparecem como “cuidados” (“Deixa que eu te ajudo a pentear os cabelos.” – “Como estamos com pressa, deixa que eu arrumo seu material de escola.” –  “Vou fazer esta tarefa e você faz as outras.”…), infantilizam cada vez mais as crianças, porque elas desejam manter esse carinho.

 

Elogiar, quando a criança demonstra esforço para fazer as coisas sozinha; esperar com paciência os progressos em sua autonomia; dar tempo e respeitar o ritmo da aprendizagem e não querer fazer tudo mais depressa no lugar dela é fundamental para o desenvolvimento da autonomia.

Uma criança, para crescer saudável, precisa de carinho. Pequenos mimos fazem parte da vida. É fundamental a criança ter certeza de que é amada. Porém, ela precisa compreender que ser amada não significa que não precise se esforçar e desenvolver-se na vida. Uma pessoa autônoma, que saiba resolver problemas, tem chance de ser muito mais feliz e vencer na vida.

 

A dependência de outros (muitos mimos ensinam isso) não nos deixa ser nós mesmos e assumir nossas potencialidades, desenvolvendo-as.

Os pais, contrariando seu desejo de ajudar, são os construtores das oportunidades que as crianças têm de serem elas mesmas. É nas relações do dia a dia, desde que nascemos, que compõe a construção de quem somos e seremos.

 

Apoio sim, substituição nunca! Amor sim, evitar a vida não! Ensinar sim, fazer pela criança nunca! Interesse, ensinar, pesquisar, conversar sobre o assunto, ótimo! Fazer tarefas escolares no lugar da criança, jamais!

Autonomia é vida própria, desenvolvimento pessoal, ser gente de qualidade.

Qual assunto você gostaria de esclarecer a respeito da educação de seus filhos? Escreva para nós devotosmirins@santuarionacional.com

7 Comentários

  1. Lilia
    2 meses atrás

    Concordo ..
    Tecnologia , celular,etc É um bom assunto

    Comente!
  2. Luciana
    3 meses atrás

    Adorei o texto! Tenho um filho de 9 anos e ele faz muitas coisas sozinho e ele adora… Quero deixar aqui uma dica para um próximo tema… Tecnologia demais!!! Um abraço

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      2 meses atrás

      Olá Luciana 🙂
      Ótima dica 😉

      Comente!
  3. kétulen
    3 meses atrás

    De suma importância saber essa diferença… apaixonada por essa pagina de dica aos pais, tenho um casal de filhos e penso muito na educação e no desenvolvimento deles, quanto cidadãos . Obrigada por essas dicas maravilhosas

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      1 mês atrás

      Olá Kétulen, ficamos felizes em receber seu recadinho. Continue sempre conectado em nosso site Devotos Mirins.
      Um abraço.

      Comente!
  4. Aline Bernardes Ramos
    3 meses atrás

    Ótimo texto, como mãe me faz refletir sobre a educação dos meus filhos, adorei as dicas.

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      2 meses atrás

      Olá Aline, nosso site foi feito com muito carinho para os devotos mirins e ajudar na sua formação.
      Continue sempre conectada que vamos aprender muitas coisas e nos divertir muuuito.
      Um abraço.

      Comente!