As crianças podem ajudar no serviço de casa?

29 jul
6 comment

crianças no serviço de casa

As crianças podem ajudar nos serviços de casa? Quando passar tarefas de casa para os filhos? Quais as tarefas de casa que meu filho deve fazer?

Muitas perguntas desse tipo são feitas pelos pais sempre na tentativa de acertar na educação das crianças.

Sem dúvida, estas pequenas tarefas fazem parte da educação de um futuro adulto que saiba partilhar as tarefas cotidianas de uma família, como ser responsável pelo cuidado de suas coisas e das coisas alheias.

A responsabilidade, o cuidado, a ajuda são valores aprendidos ao longo da história de cada pessoa, e adquiri-los começa desde bem pequeno.

Todas as crianças precisam desenvolvê-los em suas rotinas, mas garantindo o tempo para brincar. Isso é específico da infância e muito importante para um desenvolvimento saudável. Porém, cabem com tranquilidade, na rotina de uma criança, pequenas atividades e tarefas do cuidado com a casa.

Essas tarefas começam com a criança ajudando a organizar os brinquedos nos lugares, e gradativamente podem assumir outras, como ajudar a arrumar o quarto, cuidar de um animalzinho que se tenha em casa, recolher talheres ou outros objetos da mesa. Sendo já adolescente, pode ser responsável por tarefas mais complexas, como cuidar de irmãos menores por determinado tempo, e até ajudar a lavar roupas ou pendurá-las.

A família deve acompanhar as tarefas e sempre ensinar a fazê-las antes de cobrar os resultados. Não se deve dar uma tarefa e depois fazer pela criança ou ocupá-la com outra atividade no mesmo horário que foi combinado para a tarefa. A organização da rotina pode ajudar na aprendizagem desses valores, sobretudo da importância de cuidar das próprias coisas e das coisas usadas por todos em uma casa. É pelo diálogo que os pais mostram ao filho que ele deve fazer o que foi estabelecido entre eles, o que foi combinado.

Os adultos que desejamos no futuro precisamos educar desde pequenos.

Raquel Godoy

Coordenadora do Projeto Devotos Mirins

6 Comentários

  1. ALLYNE
    1 ano atrás

    simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

    Comente!
  2. anice almeida de araujo
    1 ano atrás

    Oi pessoas responsáveis pela assinatura da revista devotos mirim.Gostaria de saber se foi cancelada a assinatura da revista devotos mirins de Maria Eduarda Bicudo Almeida.Ela é minha sobrinha e dei a dois anos atrás de presente de aniversário,a revista ia pra ela e o boleto pra mim.Acontece que eles foram embora para Cuiabá e não falaram nada se haviam transferido o endereço.Mas como mudaram meio as pressas devido o período escolar já fui ao predio onde moravam pra ver se havia alguma revista lá e o rapaz me informou que não.Peço que me informem se foi transferido ou não.
    Obrigada!

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      1 ano atrás

      Olá Anice, tudo bom? Envie o nome e endereço do nossa amiguinha Maria Eduarda, ambos completos, para o e-mail devotosmirins@santuarionacional.com, para que possamos verificar a Revista Devotos Mirins dela. Um abraço

      Comente!
  3. ana luiza jesus costa
    1 ano atrás

    pode sim mas tem o certo

    Comente!
  4. Mayra
    1 ano atrás

    PORFAVOR MEU PAI TÁ COM DENGUE POR FAVOR RESERVA PARA ELE .

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      1 ano atrás

      Olá Mayara, vamos rezar pela recuperação do seu pai. Um suuper abraço.

      Comente!