A palavra de Deus para as crianças

24 ago
2 comment

Raquel de Godoy Retz Pompeo

 

Em setembro, a Igreja nos recorda a importância da Bíblia, como Palavra viva de Deus, em nosso dia a dia.

Corremos muito na vida e algumas vezes nem sabemos, em que apoiar nossas opiniões. Especialmente, nestes momentos, a Palavra de Deus vem nos ajudar. Assim, hoje é o tempo propício para nos aprofundarmos na leitura cotidiana da Bíblia, na meditação profunda da Palavra, na escuta atenta do que Deus nos fala.

Esta não é uma tarefa fácil para todos os adultos, e bem mais difícil é para as crianças.

 

A família é a primeira e maior evangelizadora. É o berço da aprendizagem da fé. A criança precisa de um espaço familiar, no qual se converse sobre Deus, fale de Jesus, que testemunhe a importância de seguir valores cristãos, para ser feliz.

O valor da Bíblia ou o hábito de se pautar as ações em valores cristãos, bem como o costume da leitura da Sagrada Escritura, é apreendido pelos pequenos, na prática e vivência cotidiana.

 

Não me esqueço de um exemplo dado por uma família, em minha Comunidade. Uma vez por semana, a família lia a Bíblia e juntos escolhiam um versículo (uma frase) e em seguida o anotavam em um papel e colavam na geladeira durante aquela semana. Toda semana, o versículo era trocado. Depois de um tempo, perceberam que seu filho já estava decorando alguns versículos e até as citações bíblicas, corretamente. A criança dava exemplos para os colegas de valores, que estava aprendendo em casa. A surpresa foi um vizinho ir até a casa desta família para perguntar como eles conseguiam que seu filho conhecesse a Palavra de Deus. Assim o bom exemplo foi espalhado para mais uma casa.

 

Esta pode ser uma prática interessante. Você pode pensar com sua família e criar o costume da leitura e meditação bíblica.

É preciso entender que a Bíblia traz várias histórias, nas quais o povo percebe a ação de Deus na vida deles, na história. Compreender como cada livro foi escrito e como era o tempo histórico a que se refere o texto bíblico, ajuda muito na correta compreensão da mensagem de Deus, para seu povo e para nós.

 

Analisando as várias histórias do povo podemos pensar: Quais ensinamentos Deus deu a seu povo? Qual o melhor modo de viver hoje, seguindo estes ensinamentos?

Quem está começando nesta caminhada de ler a Bíblia indica-se que comece com textos do Evangelho ou de algum livro de que a pessoa mais conheça o contexto.

Alguns passos ajudam a ler a Bíblia:

 

  1. Invoque o Espírito Santo, que nos faz conhecer e querer fazer a vontade de Deus.
  2. Leia, devagar e com atenção, um trecho da Bíblia. Leia o texto várias vezes.
  3. Identifique as coisas importantes do trecho da Bíblia (as personagens, os diálogos, as imagens usadas etc.).
  4. Descubra os valores e as mensagens que a Palavra de Deus quer dizer ao seu coração.
  5. Faça uma oração. Tente responder a Deus o que Ele convida Você a pensar com este texto. Pode ser um louvor, um pedido de perdão; partilhe com Deus o que você sente e peça sua proteção.
  6. Faça um momento de silêncio diante de Deus. Entregue-se à contemplação. Louve o Senhor.
  7. Escolha uma frase ou uma ideia principal, para você aplicá-la em sua vida. É o momento de levar para a vida a Palavra.

 

Não há outra forma melhor de buscar compreender o que Deus quer de nós, a não ser lendo o que Ele mesmo nos diz, nas histórias bíblicas. Boa leitura!

 

Qual assunto você gostaria de esclarecer a respeito da educação de seus filhos? Escreva para nós devotosmirins@santuarionacional.com ou deixe seu comentário aqui em baixo 👇

2 Comentários

  1. Elisia maria da silva amador
    2 meses atrás

    Gostei muito das orientações que foi dada sobre as leituras, que Jesus é maria santíssima lhes ilumine para nos repassar mas orientação.
    Bom dia

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      2 meses atrás

      Que benção Elisia! Quando tiver qualquer dúvida, conte comigo 😊

      Comente!