A Importância do Emocional e do Espiritual na Educação

31 maio
3 comment

Ninguém nega a importância da educação intelectual, mas muitas vezes superestimamos esse aspecto em detrimento de outros. Vivemos na era do conhecimento. Tudo converge  para valorizar a inteligência, que no geral é muito estimulada e desenvolvida, principalmente, na escola. No entanto, acabamos por negligenciar outro aspecto importante para as crianças: sua educação emocional e espiritual.

Para algumas famílias basta que o filho apresente boas notas na escola, que está tudo certo. Não veem necessidade de exigir nada mais da criança, deixam de observar seu comportamento, como por exemplo se ela demonstra de fato ser uma criança feliz.

Os pais precisam observar se a criança passa todo seu tempo livre no celular ou no computador; se não tem amigos, se não se relaciona com ninguém; se não pratica atividades físicas. Essas são características de uma criança isolada, que desconhece outras faces da vida. Isso tudo pode acontecer sem que os pais percebam, por isso se faz necessário pensar na educação emocional e espiritual dos filhos.

Sabe por que é tão importante observarmos essa dimensão? Porque o ser humano vive mais de emoções do que de raciocínios.

Cuidar da educação emocional e espiritual das crianças é simples

Os pais e educadores devem saber manifestar amor e carinho à criança. A sensibilidade se cultiva, não é um dom gratuito. A educação emocional passa, necessariamente, por uma infância em que a criança aprende a amar sendo amada, sabendo reconhecer esse amor.

São Dom Bosco, um grande educador italiano do século XIX, dizia que não basta amar o jovem, que é preciso mostrar a ele que ele é amado. Mostramos isso não com presentes caros ou com roupas de marca. Demonstramos à criança que ela é amada com atenção e com gestos concretos de carinho.

Contudo, alguns pais sentem dificuldade de demonstrar carinho, têm vergonha de beijar o filho, de dialogar com ele sobre seu dia a dia. São pais que vieram de uma geração cuja família dava menos importância ainda para o emocional e o espiritual dos filhos. Para os pais daquela época, demonstrar carinho era sinal de fraqueza. Hoje, já adultos, essa geração enfrenta, como consequência, não só dificuldades em demonstrar seus sentimentos, como ainda repetem a educação rígida que receberam.  

Este cenário só muda quando os pais reconhecem a importância da educação emocional dos filhos.

A importância da espiritualidade para as crianças

Não basta elas se sentirem amadas. As crianças precisam adquirir bagagem para enfrentar os obstáculos e tristezas próprios da existência. Essa bagagem é adquirida com a espiritualidade. Por isso é tão necessário trabalhar, junto a educação emocional, o espiritual.

O desenvolvimento da espiritualidade, da fé, da certeza do amor de Deus traz à pessoa uma nova forma de enfrentar as dificuldades, o sofrimento, a dor, o amor, as próprias limitações. Descuidar dessa educação é deixar de construir o seu filho como um ser humano completo, fortalecido espiritualmente para a vida cotidiana.

A vivência da espiritualidade começa dentro de casa. Por isso, dentre os aspectos fundamentais que os pais devem focalizar, está o ambiente. Devemos construir um  ambiente favorável para as crianças e observar como elas se sentem nele.

Reflita: Como é sua casa? É um ambiente de paz? Vocês conversam? Vocês se divertem juntos? Vocês pedem desculpas quando erram?

Enfim, é importante o desenvolvimento intelectual, sim, mas também a alegria, o sentir-se amado, a forma de lidar com a tristeza, o modo de pensar, as atitudes diante da vida, a fé e a vida de oração, tudo em conjunto é que dará a chave de que precisamos para abrir a porta da felicidade que tanto desejamos. Cuidar da educação emocional e espiritual do seu filho é o que permitirá que ele seja alguém bem resolvido em seu interior.

 

Para fortalecer a educação espiritual nada como o exemplo de vida de oração dos pais. Acesse A importância da oração na vida da família

 

3 Comentários

  1. Emanuella Castelo de Souza Leão
    4 semanas atrás

    jesus te guarde!
    paz e bem
    Manu

    Comente!
    1. Tijolinho
      Tijolinho
      4 semanas atrás

      Amém 🙏🙏

      Comente!
  2. Allyne Ferreira de Paula
    5 meses atrás

    parabéns! nossas crianças são educadas completamente

    Comente!